19.10.2017 | Notícias

O Bumba Meu Boi

Nessa brincadeira os estudantes encenaram a história de Pai Francisco e mãe Catirina, que começa a ter desejos por língua de boi. Para atender suas vontades, seu marido tem de matar o boi mais bonito de seu senhor. Percebendo a morte do animal, o dono da fazenda convoca curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. Quando o boi volta à vida, toda a comunidade celebra.

Bumba Meu Boi é uma das festas folclóricas mais tradicionais do Brasil. Nessa encenação, semelhante a um auto, misturam-se danças, músicas, teatro e circo. Em cada parte do país, o boi tem um nome diferente: Boi-Bumbá, no Amazonas e no Pará; Bumba-Meu-Boi, no Maranhão; Boi Calemba, no Rio Grande do Norte; Cavalo-Marinho, na Paraíba; Bumba de Reis ou Reis de Boi, no Espírito Santo; Boi Pintadinho, no Rio de Janeiro; Boi de Mamão, em Santa Catarina e Boizinho no Rio Grande do Sul

Nessa aula reunimos vários estilos brasileiros (aboios, toadas, repente, canções pastoris e cantigas) e ouvimos instrumentos de percussão e de cordas. E dançamos a canção Boi Bumbá de Luiz Gonzaga.

CFA e Ensino Fundamental – Professor Hélio Matias – Colégio Franciscano Santa Isabel.

Leia também