CFA – Centro Franciscano de Acolhimento

CFA (1)

Em consonância com o eixo da Proteção Social Básica, o Centro Franciscano de Acolhimento – CFA realiza ações sociais através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Essas ações visam estimular e resgatar as habilidades e potencialidades dos Educandos, por meio de atividades socioculturais, lúdicas, esportivas, apoio pedagógico e inclusão social. Estimulando e orientando os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas na família e na sociedade. Tendo como meta contribuir para formação integral da criança e/ou adolescente, no desenvolvimento do protagonismo e da autonomia, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

O público-alvo atendido são crianças, na faixa etária dos 7 e 8 anos, estudante da rede pública de São Paulo. Residentes dos bairros do Jd. São Luís e adjacências e pertencentes as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ ou risco social, com precário acesso à renda e aos serviços públicos.

As oficinas tem como objetivo oportunizar acesso ao lazer cultural e esportivo, eventos e redes sociais virtuais, além de desenvolver atividades pedagógicas (acompanhamento de lição de casa, jogos, leitura, contação de histórias), atividades educativas (jogos, esportes, brincadeiras, dança, música, visitas ao museu presencial e virtual, artesanatos com materiais recicláveis, vídeos, pesquisa, blogs, portais, fóruns…), rodas de conversa, reuniões, assembleias ou outras formas de organização que propiciem a reflexão, discussão, diálogo e tomada de decisões.

Paralelamente ao trabalho desenvolvido com as crianças, realizam-se atendimentos às respectivas famílias propiciando um espaço para troca de experiências e informações, visando o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

O acompanhamento às famílias acontece por meio de visitas domiciliares e atendimentos individuais conforme a demanda.