12.08.2016 | Pastoral

Santa Clara: gratidão, perseverança e partilha

Um mural fixado no segundo andar, desde a semana passada já anunciava o que estava por vir: a semana de Santa Clara de Assis e do estudante. Desde segunda-feira, na quadra reformada, os estudantes foram vivenciando momentos de encontro e espiritualidade refletindo as virtudes que Santa Clara viveu em sua vida. Na quinta-feira, dia 11, data em que celebramos a festa de Santa Clara de Assis e dia do estudante, a comunidade educativa foi envolvida por momentos de oração, reflexão e celebração.

O espaço do Salão São Francisco foi preparado para expor o tema “O Cristo de Clara” partindo do mistério da Encarnação e da Eucaristia, elementos fundamentais para a espiritualidade clariana. Os estudantes do Fundamental II e do Ensino Médio foram questionados se Santa Clara teria sido aluna – sem luz – ou estudante – aquele que escolheu o caminho do conhecimento. A conclusão foi de que ela frequentou a “Escola de Jesus” onde através da encarnação e da partilha do pão – Eucaristia – aprendeu valor que não passam: a gratidão, a perseverança e a partilha.

Quando partilhamos tudo o que temos, fazemos a experiência da doação ao Deus que não deteve nada, ao enviar o seu filho primogênito ao mundo. Por isso, ao final das celebrações, os estudantes receberam um chocolate simbolizando a partilha como comemoração do dia do estudante.

Conheça as virtudes

Gratidão: Como é bom sermos gratos! Nosso mundo seria muito melhor se fossemos mais gratos uns aos outros. Santa Clara, em sua vida, soube ser grata a pessoas e fatos. Destaco, com base em seu testamento, dois: a gratidão a Deus, autor e sentido de sua vocação, e do bem aventurado Francisco, que mostrou a ela o caminho de fidelidade e partilha.

Perseverança: Quantas vezes no nosso dia a dia, temos vontade de desistir de tantas coisas que nos tornam difíceis e complicadas. O pior mesmo é quando queremos desistir de um amigo ou de um familiar. E ainda há aqueles que desistem da própria vida, pois, no nosso tempo tem aumentado consideravelmente a taxa de suicídio. Nestes momentos, devemos pedir a Deus sabedoria e força para continuar e perseverar, como Santa Clara, até o fim!

Partilha: São Francisco de Assis “inovou” o jeito de servir a Deus. Reservou a si o direito de ter “nada de próprio”, o que chamamos hoje de pobreza evangélica ou simplesmente voto de pobreza. Não se trata apenas de não ter bens materiais, mas, de partilhar tudo o que temos, inclusive o conhecimento, tão caro a nós! Assim fez Santa Clara, pedindo que as irmãs não possuíssem nada.