07.10.2016 | Pastoral

Na Semana Franciscana, o cuidado com tudo que é frágil

Nesta semana, em que celebramos São Francisco de Assis, os estudantes do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, tiveram a oportunidade de viver uma ação pastoral diferente. Realizada em um ambienta não comum às ações, o laboratório de Ciências, que recebeu uma ambientação própria, os estudantes vivenciaram “Oficinas de Espiritualidade Ecológica”, uma proposta de ação do Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’ em que se envolvam elementos pedagógicos a espiritualidade.

Neste sentido, os estudantes do Fundamental I tiveram o “desafio” de representar a Casa Comum com elementos limitados que eram oferecidos a eles: jornais, tinta e pincel, caneta, caixa de ovos, barbante colorido, fita adesiva e um ser vivo: uma delicada flor. Com estes elementos e em grupo, eles tinham que desenvolver a atividade.

Já o Fundamental II e Médio, tiveram que trazer materiais recicláveis e ainda elaborarem vivências a partir destes materiais. 6º Ano: Origami de Jornal; 7º Ano: Placas de caixa de leite; 8º Ano: Filtro da coisas boas e más; 9º Ano: Flores com caixa de ovos; 1º EM: Mural com caixa de ovos; A partir desta vivências, eles foram motivados, com Francisco a louvar toda a criação.

Agradecemos a participação dos educadores e estudantes nas vivências apresentadas. Paz e bem!