20.10.2016 | Pastoral

Grupo de Convivência recebe um “Cine-debate Franciscano”

Ontem, dia 19 de outubro, aconteceu o encontro mensal do Grupo de Convivência do Colégio Franciscano Santa Isabel. Por volta de 20 estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II participaram do encontro que motiva a convivência como método prático de vivência pastoral.

Para “identificar, nos ensinamentos de Jesus Cristo, as atitudes que promovem a não-violência”, nada melhor que falar sobre o santo do mês: Francisco de Assis. O material utilizado foi um episódio da série “Brava Gente”, veiculada pela Rede Globo, em que Francisco é apresentado em um musical muito interessante.

Após cantar e encenar toda a vida de Francisco, o episódio termina com uma referência a uma ‘oração a São Francisco em forma de desabafo’, escrita por Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, radicado no Brasil desde 1968.

A oração de Dom Pedro a Francisco – que é um exemplo de promotor da não-violência – termina com a frase: “O mundo é tão velho que, para ser novo, compadre Francisco, só fazendo outro”. Que tenhamos a força de sermos, neste tempo, novos Franciscos e Claras.