22.01.2019 | Notícias

Colégios de São Paulo iniciam a Semana Pedagógica

Em clima de recomeço e cheios de entusiasmo, os professores e orientadores dos Colégios Franciscanos Nossa Senhora Aparecida, Santa Isabel e Santa Clara se reuniram no dia 21 de janeiro, no Teatro Consa, para a abertura da Semana Pedagógica 2019.

A programação iniciou-se com o momento de Espiritualidade, conduzida pelo Analista de Pastoral Alex Bastos que teve como tema: Acolhida, Fraternidade e Diálogo – O Encontro de Francisco de Assis e o Sultão do Egito – Fazendo memória aos 800 anos deste importante fato que será celebrado, durante todo o ano de 2019, pela comunidade franciscana.

Em seguida, os docentes e as equipes pedagógicas foram orientados pelo Profº Dr. César Nunes (Unicamp)* para refletir sobre “O professor faz a diferença: os novos sujeitos, novos territórios na escola que acolhe”. Os ouvintes foram conduzidos numa viagem pela História da Educação no Brasil apontando importantes pistas no caminho de uma Educação fundamentada nos princípios Cristãos e Valores Franciscanos.

As palavras do Profº Dr. César estão de acordo com a proposta pedagógica da ACF – Sefran na qual o estudante é o protagonista do conhecimento e do processo de aprendizagem.

Acolher, cuidar, entusiasmar são necessidades básicas para educar para a vida.

Na sequência, as Diretoras reuniram suas equipes para as reuniões pedagógicas e de planejamento das Unidades.

*Profº Dr. César Nunes é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. É Mestre, Doutor e Livre Docente pela Unicamp, na área de Filosofia e Educação. Atualmente é Professor Titular de Filosofia e Educação na Unicamp. Foi professor na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e na Universidade São Francisco, nos campos de Bragança Paulista e Itatiba. Escreveu 35 livros e atua nas áreas de formação de professores, ética e Educação.