04.08.2016 | Pastoral

Santa Maria dos Anjos no Santa Isabel: oportunidade de mudança

A comunidade educativa do Colégio Franciscano Santa Isabel celebrou hoje, 02, em comunhão com a família franciscana presente em todo o mundo o VIII Centenário do Perdão de Assis. A experiência de Francisco na “pequena porção” de Santa Maria dos Anjos traz profundas reflexões e ensinamentos a todos nós. Por este motivo, a pastoral esteve presente nas salas conversando com os estudantes sobre esta importante celebração de fé e vivência dos valores evangélicos.

Um “jeito” de estar no mundo

A reflexão desta data partiu de uma vivência história, em agosto de 1216, quando São Francisco de Assis pediu ao papa uma indulgência para a igreja em que vivia em Assis. Os anos foram passando e a data foi sendo renovada, chegando aos nossos dias. Neste ano a celebração coincidiu com a celebração do Jubileu da Misericórdia, um ano santo de graça e perdão instituída pelo Papa Francisco.

Os estudantes foram questionados a respeito do que, para eles, representava a palavra pecado.  A participação dos estudantes foi perceptível, e todos chegaram à conclusão de que pecado é tudo o que fere a criação de Deus, incluindo de forma especial, as relações humanas. Neste sentido, a vivência do perdão é capaz de construir pontes de misericórdia e faz com que a ‘cultura do cuidado’ seja cada dia maior.

Nós somos “pequenas porções” de Deus

Celebramos este dia com o propósito de sermos a cada dia melhores, buscando construir laços de união e de paz nos diversos ambientes em que estamos inseridos: família, escola, igreja e espaços públicos, pois, todos nós somos uma Porciúncula, uma pequena porção de Deus no mundo.

O lema que a Pastoral assumiu para si neste ano “cuidando da Casa Comum”, também passa pela experiência do perdão. Pedimos neste dia, a intercessão de Nossa Senhora dos Anjos, para que a cada dia ela nos ensine de seu filho Jesus, o caminho da misericórdia.