23.11.2023 | Blog

Dia Nacional da Consciência Negra

20 de novembro é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, feriado em mais de mil cidades brasileiras e uma referência à morte de Zumbi de Palmares. Sua vida foi marcada pela luta contra a escravidão que terminou oficialmente 190 anos após sua morte.

A consciência negra é isto: um misto de conscientização da importância do (a) negro (a) na sociedade, do reconhecimento do valor, da cultura e da luta de pessoas negras que não se calaram e levantaram a cabeça contra o racismo. O Colégio Franciscano Santa Isabel compreende a importância de desconstruir o papel de subalternidade que sempre foi atribuído à população negra e mostrar cada vez mais, no espaço público, figuras de destaque, para que sirvam de inspiração para os outros. 

Assim, nesta manhã, estudantes do 8º. ano à 3ª. série do Ensino Médio apresentaram um jogral denominado “Vozes Negras”, adaptado do poema de Karen Rodrigues, com o intuito de destacar a importância da representatividade para crianças e jovens negros (as) da nossa escola e não só. 

Ao longo deste mês, outras atividades serão realizadas. Fiquem conosco para saber mais.